A vida e a importância de Galileu Galilei

Posso descrever esse post como um capítulo isolado da grande história da astronomia, como uma continuação do post anterior, de forma mais direcionada e detalhada. Aqui destaco um pouco da trajetória de Galileu Galilei dentro da ciência, o homem que foi um dos marcos na formação da ciência como é hoje. Nascido em 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, na Itália, o jovem Galileu viria a se tornar um dos grandes homens da história da humanidade, determinando um ponto crucial na evolução da ciência moderna. Galileu desde cedo invocou um espírito curioso em relação às coisas que podemos chamar de visão científica do mundo.  Aos dezessete anos de idade, ao observar a oscilação de uma lâmpada na catedral de Pisa, tomou como medida de tempo a própria oscilação do objeto, e pod a partir dai formular uma teoria acerca do evento. Descobriu a lei do isocronismo e a partir disso pode desenvolver um aparelho capaz de medir as frequências do batimento cardíaco humano.

Era um amante da matemática, mas seus objetivos iam contra a vontade do pai, que queria que ele estudasse medicina. Acabou não foranando-se na disciplina e voltou pra Florença, onde morava, para virar um professor de matemática. Nesse meio tempo, desenvolveu a balança hidrostática. Após um tempo, ele então foi nomeado professor de matemática da Universidade de Pisa; a partir desse momento, realizou algumas de suas mais célebres experiências, como tentar demonstrar a influência da gravidade nos corpos, ao deixar cair do alto da torre de Pisa duas bolas esféricas de pesos diferentes, ao mesmo tempo. Antes acreditavam-se que os objetos mais pesados cairiam mais rápido no chão que os mais leves, e não que a gravidade age da mesma forma para ambos.

Com a morte do pai, Galileu se viu obrigado a cuidar da mãe e dos quatro irmãos, e as dívidas começaram a aumentar. Em setembro de 1593, consegue um importante título na Universidade onde trabalhava; Pouco depois, inicia seus trabalhos sobre arquitetura militar e outros assuntos relacionados. Segue com importantes descobertas ao longo da vida. No período que ficou enfermo, por volta de 1594, leu as obras de Nicolau Copérnico, fato que mudaria para sempre sua concepção de mundo, e também a nossa. Em 1604, ele organiza conferências onde renega a visão peripatética de observar o mundo, ou seja, renega a lógica aristotélica que perdurou durante muito tempo na história, levada como verdade.

Em 1609, Galileu realiza grandes descobertas ao observar a Lua e a Via Láctea com sua luneta, que ele próprio projetou. Pouco depois realiza uma de suas mais importantes descobertas, ao observar o planeta Júpiter e seus quatro maiores satélites, Ganímedes, Io, Calisto e Europa, que acabariam por ficar conhecidas como Luas Galileanas. Então também descobre os aneis de Saturno, onde não percebe como sendo verdadeiros aneis, mas sim um tipo de sistema de três estrelas. Também é responsável pela descobertas de manchas na superfície do Sol, assim como a identificação das fases do planeta Vênus. Galileu divulgou essas descobertas, na época consideradas muito impactantes. Mas seu dilema começa quando entra em conflito com a Igreja e começa a correr o perigo de ser declarado como herege.

Os textos de Copérnico são censurados pela Inquisição e colocados no Index da Igreja; Galileu escapou dessa, de primeira. Mas, seu primeiro livro a ser censurado chamava-se “Diálogos sobre os Dois Máximos de Sistemas de Mundo”. No mesmo ano, o Santo Ofício chega a convocá-lo e no fim do ano a prendê-lo. No ano seguinte, Galileu é obrigado a abjurar de suas convicções acerca de suas teorias e descobertas e então é liberado pela Santa Inquisição. Morre 9 anos depois, vítima de uma forte pneumonia. É inegável o grande legado deixado por Galileu Galilei, mesmo enfrentando a censura e perseguição da Igreja, conseguiu abrir para sempre um novo panorama para a ciência. Citado como um dos gigantes de Newton, Galileu escreveu pra sempre seu nome nas páginas da história.

About these ads

2 Respostas para “A vida e a importância de Galileu Galilei”

  1. gostei muito desta estoria

  2. Precisa prestar mais atenção na ortografia.
    Mas está ótimo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: